top of page

1ª REUNIÃO AMPLIADA – FEDERAÇÃO DO ELO SOCIAL ALAGOAS

Em Alagoas, tudo começou em Julho/2017, com a chegada do titular do Grupo INER, que trouxe seu sonho: melhorar a vida de pessoas carentes, tirando das ruas catadores de lixo com empregos diretos e dando apoio às suas famílias, para desenvolver bons princípios de moral e ética e despertar a consciência de boas práticas de cidadania. Além disso, ajudar o Meio ambiente e, por consequência, a vida das pessoas: Decidiu que era hora de acabar com a destinação incorreta do lixo gerado no País. A esse trabalho, um dos maiores projetos já desenvolvidos nesse segmento, deu nome de “LIXO ZERO SOCIAL 10”, um conjunto de medidas socioassistenciais, implantações de Usinas INER de Tratamento de Lixo e de práticas de reuso do lixo coletado no País.


Soubemos que em Alagoas serão 28 Usinas divididas em 02 Regiões - Metropolitana e Interior. Já estão empossados cerca de 200 Diretores que atuarão nos Prédios Sociais. Ao longo desses 2 anos, sempre motivados, puderam ir absorvendo todo conhecimento necessário para desempenharem suas funções.


Com o objetivo de terem maior interação, a Diretoria Estadual da Federação do Elo Social Alagoas – FES AL, realizou em 16/09 a 1ª Reunião Ampliada de Alagoas, em Maceió, com a presença de Diretores representando as várias Regionais e Seccionais do Elo Social no Estado.


Esse momento foi enriquecido com uma saudação inicial, por vídeo, do Presidente do Grupo INER, idealizador do Projeto – Dr. Jomateleno Teixeira que, juntamente com a diretora Nacional Cida GraciettI, elogiaram a iniciativa do FES Alagoas e, após uma breve exposição da situação atual dos trabalhos, parabenizaram a Diretoria Estadual de Alagoas, na pessoa de seu Presidente – Paulécio Alves, indicando que esse Estado têm sido um dos pilares do Projeto, com uma equipe sempre muito colaborativa.



Ao longo de toda reunião, o Diretor Paulécio complementou as informações dadas pelos Diretores Nacionais quanto a situação atual do Projeto, que sofreu uma mudança com relação à implantação das Usinas, trazendo novas tecnologias, que passam a ser oferecidas aos investidores como um leque de opções. Além do sistema de Pirólise (já dentro do Projeto), apresentará opções de sistemas de Gaseificação, para a transformação de Lixo em Energia, a um custo menor, fazendo cair o preço inicial de cada Usina, um importante atrativo para as vendas da Usinas INER.


A expectativa pela instalação dessas Usinas e dos Prédios Sociais que serão construídos juntos delas é muito grande, como pudemos apurar junto aos Diretores presentes, mas Paulécio expôs que com essas alterações no Projeto e a liberação em breve da Viabilidade Econômica aos Investidores, deverá ser um grande facilitador para as negociações já em andamento. Com a assinatura de contrato de venda, o Grupo INER estima iniciar os trabalhos dessa Diretoria de Alagoas em até 04 meses. Lembrou ainda que gerarão no Estado quase 2.000 empregos diretos, tanto nos Prédios Sociais, como nas Usinas e Cooperativas que serão estruturadas dentro do Projeto “Lixo Zero Social 10”.

Esclareceu em seguida que o SINDETAP, um dos braços do Grupo INER, responsável pelas vendas das Usinas está sendo reestruturado em todo Brasil, e com essas mudanças, logo deverão ter bons resultados nas vendas pois os investidores potenciais logo serão avisados. Informou ainda que, em Alagoas, toda Diretoria do SINDETAP local está sendo recontratada, mas os ex-Diretores prosseguem no cumprimento das tarefas, conforme contrato; notificaram recentemente todas as Prefeituras e agora providenciam cadastramento dos catadores de lixo de Alagoas.


Uma outra notícia, que muito agradou os Diretores está sendo o lançamento no Brasil, de Diretores Mirins do Elo Social. Essa iniciativa está sendo implantada primeiro em um dos Estados e logo será replicada em todo Brasil. Vimos que os elogios foram grandes por parte dos presentes na reunião porque despertará nas crianças bons princípios, que poderão ajudar muito na base educacional.


Outro tema que foi exposto, dessa vez pela Diretora Estadual – Dra. Wherlancleya Lúcia dos Santos, uma das coordenadoras dos trabalhos de implantação dos Cursos Vivenciais no Brasil, outro grande pilar do Projeto, que informou que os Cursos serão iniciados fora dos Prédios Sociais, mas quando estiverem prontos, serão oferecidos às famílias dos catadores e para população carente ao redor desses prédios.


O Diretor Seccional Demétrio Luna Suruagi, que junto com o Diretor Paulécio Alves, coordenam os trabalhos de WEB em Alagoas, falou em seguida sobre a importância da colaboração das Diretorias nas visualizações das matérias nos Sites e pediu que repliquem em suas redes sociais, visando tornar o Projeto mais conhecido no Estado e no País. Essa ajuda pode ser dada também na forma de elaboração de matérias que serão publicadas no site FES Alagoas que já tem mais de 110 matérias publicadas sobre os vários temas que fazem parte do escopo do Projeto.


Ainda, foi lembrado a todos, um convite recente do Dr. Jomateleno aos Diretores do Elo Social Alagoas, para que ofereçam Sugestões Legislativas. A Diretoria Nacional analisará e, se viável, serão protocoladas no Congresso Nacional, em Brasília, como Projeto de Lei, levando ainda o nome de seu criador. Soubemos que esse têm sido um trabalho muito ativo do Grupo INER, que esse ano já está com a maioria absoluta das sugestões apresentadas no Congresso Nacional. Ao que apuramos, passam de 50 sugestões já protocoladas.


Antes de passar a palavra aos Diretores presentes, o Presidente Estadual Paulécio deu mais alguns avisos: fazer leituras frequentes dos materiais do Projeto poderá ser diferencial para os trabalhos futuros nos Prédios Sociais; o correto uso dos Grupos formados no WhatsApp e formas de comunicação. Ainda informou sobre as vagas existentes de Diretores que desistiram e como se dará a reposição dessas vagas que ficaram abertas.


E, por fim, sempre muito zeloso de que se mantenham motivados, pois o Projeto sendo implantando certamente trará muita realização pessoal e profissional, Paulécio agradeceu a presença de todos os Diretores, elogiando a boa vontade que tiveram em estarem nessa reunião, inclusive por ser feriado no Estado de Alagoas – Emancipação Política.


Diante de todas as exposições feitas, alguns dos Diretores presentes puderam expressar suas dúvidas, que foram respondidas ou encaminhadas para que sejam sanadas.


Ao final da reunião, era evidente que todos gostaram das informações passadas, embora não se tenha ainda uma data certa para iniciarem os trabalhos nos Prédios Sociais, mas há uma crença forte sobre o Projeto, que apoiará muito as comunidades locais assim como, renovadas foram as expectativas de poderem ajudar pessoas carentes e o Meio Ambiente do Estado de Alagoas que, dito por alguns Diretores, é a “menina dos Olhos” do Projeto, um Estado pequeno, mas gigante nas intenções, na garra e motivação dos integrantes do Elo Social Alagoas.


Fonte: Texto Elaborado por Heloísa Souza.


2 visualizações1 comentário
bottom of page